top of page
DOR TESTICULAR CRÔNICA
       Dor testicular crônica é definida como uma dor na bolsa escrotal, constante ou intermitente, unilateral ou bilateral, com duração superior a 3 meses, interferindo com a qualidade de vida do paciente.
 
        Pode ter origem em estruturas dentro da bolsa escrotal (principalmente testículo e epidídimo) ou origem extra-escrotal, sendo irradiada ou referida no testículo.
 
     As principais causas de dor testicular de origem escrotal são: infecção, tumor, hidrocele, vasectomia, trauma, varicocele. Dentre as causas com origem extra-escrotal, as principais são: radiculite, hérnia inguinal, lesões da medula espinhal, tendinite do ligamento inguinal. Alguns pacientes podem não ter uma causa aparente da dor, o que dificulta um pouco o tratamento.
 
      A avaliação dos pacientes inclui história clínica, exame físico, exames de sangue e urina. Podem ser necessários exames de imagem, como a ultrassonografia.
 
      O tratamento é dirigido para a causa da dor, quando sua origem é conhecida (varicocele, hérnia inguinal, hidrocele, infecção, tumor). Se a causa da dor testicular não for evidente, podem ser usados antiinflamatórios, antibióticos, suspensório escrotal, medicamentos que aumentam o limiar de dor, injeção de agentes anestésicos. Se houver falha no tratamento conservador, pode ser indicado tratamento cirúrgico, como a denervação microcirúrgica do cordão espermático.
bottom of page