top of page
HIDROCELE
Hidrocele

          Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo. Pode ser unilateral ou bilateral. Ela pode ser congênita ou adquirida e é mais comum em bebês e em adultos acima dos 45 anos de idade.

          Em adultos, a hidrocele testicular pode ocorrer em decorrência de um desequilíbrio entre a formação e a absorção do líquido que existe naturalmente ao redor do testículo. Geralmente, a hidrocele em homens mais velhos ocorre em conjunto com processos inflamatórios, traumatismo ou outras lesões na região.

          A hidrocele geralmente vem acompanhada de um inchaço indolor em um ou em ambos os testículos. Adultos com este problema podem reclamar de um desconforto na região escrotal.

          O diagnóstico é feito com exame físico. Depois disso, podem ser solicitados exames de sangue e de urina para ajudar na detecção de uma eventual infecção, como epididimite. Ultrassom também podem ser uma opção, uma vez que ajudam a descartar outras possíveis causas, como hérnia e tumor testicular.

          Para adultos, as hidroceles geralmente se curam por conta própria dentro de seis meses depois de tratada a causa. Se não regredirem e causarem dor ou desfiguração da bolsa escrotal, está indicado o tratamento cirúrgico.

bottom of page