
INFECÇÃO URINÁRIA NO HOMEM E NA MULHER

Várias são as infecções que podem acometer o trato urogenital. São subdivididas em infecções urinárias e sexualmente transmissíveis (as DSTs são abordadas em outra página). Dentre as urinárias, as mais comuns são as cistites, as pielonefrites e as prostatites (só ocorrem em homens, já que somente estes possuem próstata).
As infecções urinárias são causadas principalmente pelas bactérias E. coli, proteus, klebsiella e enterococos. Quando acometem apenas a bexiga, são chamadas cistites e quando atingem os rins, chamam-se pielonefrites. As cistites geralmente causam dor ao urinar, dor no baixo ventre e micções frequentes. As pielonefrites são mais sérias, podendo causar calafrios e febre alta, além dos sintomas de cistite. O diagnóstico é feito pela história clínica e exame de urina. Em casos de pielonefrite, podem ser necessários exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia. O tratamento é realizado com antibióticos orais ou injetáveis por tempo variável, dependendo do tipo de infecção e gravidade do caso.
A prostatite é o termo utilizado para designar inflamações da próstata. Geralmente se manifesta com dificuldade e necessidade frequente e urgente de urinar. Outros sintomas são dor e queimação ao urinar, dor no baixo ventre e febre. De modo geral, as prostatites são tratadas com antibióticos por longo prazo, antiinflamatórios, banhos de assento e antiespasmódicos vesicais. Casos graves necessitam hospitalização e até procedimentos cirúrgicos para drenagem da urina, nos casos de retenção urinária. Podem ser causadas por várias bactérias, principalmente a E. coli e bactérias causadoras de DST (gonococos, clamídia, micoplasma, ureaplasma).