top of page
VASECTOMIA (REVERSÃO DA VASECTOMIA)
Vasectomia

Vasectomia

 

       A vasectomia é um procedimento cirúrgico com objetivo de contracepção masculina definitiva. É realizada a ligadura dos canais deferentes, interrompendo a passagem dos espermatozóides. Sendo assim, o líquido ejaculado só conterá o sêmen (produzido pelas vesículas seminais e pela próstata) e não mais espermatozóides. Após a cirurgia, os testículos continuam realizando suas principais funções: a produção de testosterona e de espermatozóides (que ficam estocados nos testículos e epidídimos).  

         

   Antes da cirurgia, o paciente é orientado sobre outros métodos contraceptivos não definitivos: preservativo, DIU, anticoncepcionais orais ou injetáveis.

         

       A vasectomia é realizada através de pequenas incisões na bolsa escrotal. Normalmente é um procedimento realizado com anestesia local e não requer internação hospitalar. 

Reversão da vasectomia

     A cirurgia de reversão de vasectomia é uma microcirurgia que  consiste na reconexão dos ductos deferentes, previamente ligados durante a vasectomia. É uma das maneiras de se restabelecer a fertilidade para homens que realizaram a vasectomia. A indicação precisa desta técnica cirúrgica deve ser considerada individualmente. O sucesso da reversão da vasectomia depende de diversos fatores, tais como tempo da vasectomia, técnica utilizada na vasectomia, minúcia e precisão durante a reversão, cuidados pós-operatórios, entre outros. 

Reversão da Vasectomia
bottom of page